Psicologia em ambiente laboral Lisboa – importância, vantagens e legislação

A psicologia é uma área de estudo que se concentra no comportamento humano, ajudando a entender como as pessoas pensam, agem e reagem em diferentes situações. Quando se trata de negócios e ambiente de trabalho, a psicologia pode ter um impacto significativo no sucesso e produtividade de uma empresa.

Uma equipa bem gerenciada, com indivíduos motivados e mentalmente saudáveis, pode levar a uma maior eficiência na execução de tarefas e projetos. Além disso, pode ajudar a resolver conflitos, promover uma comunicação eficaz e incentivar o trabalho em equipa.

Importância de ter serviços de psicologia na sua empresa

Ter psicologia numa empresa é bastante importante e traz benefícios para as empresas e os seus trabalhadores de diversas formas:

  • Melhoria do bem-estar dos funcionários: quando as necessidades psicológicas dos funcionários são atendidas, como a necessidade de reconhecimento, apoio emocional e respeito, eles tendem a ser mais engajados e produtivos no trabalho.

  • Ajuda a identificar problemas de saúde mental que possam afetar negativamente a vida profissional de um funcionário, como depressão e ansiedade. Ao fornecer suporte e encaminhamento adequados, as empresas podem ajudar os seus funcionários a lidar com problemas de saúde mental e melhorar sua qualidade de vida.

  • Ajudar a aumentar a produtividade por meio da gestão eficaz do tempo e das tarefas. Através do estudo da motivação, a psicologia pode ajudar a criar um ambiente que incentive os funcionários a atingir seus objetivos e a maximizar sua eficiência.

Problemas de Saúde Psicológica no Trabalho

O surgimento dos Riscos Psicossociais

Os Riscos Psicossociais correspondem aos aspetos de uma empresa e do seu ambiente laboral que podem ter um impacto negativo nos colaboradores do ponto de vista psicossocial. Estes são, atualmente, uma das maiores preocupações relacionadas com a saúde física e mental dos trabalhadores.

Dentro destes riscos, de forma geral, pode-se nomear:

  • Stresse ocupacional;

  • Assédio (moral e sexual);

  • Violência no trabalho;

  • Síndrome de burnout;

  • Adição ao trabalho;

  • Fadiga;

  • Carga mental no trabalho, assim como o trabalho emocional.

Por outro lado, os riscos psicossociais que têm um maior impacto no bem-estar físico e psicológico dos colaboradores estão:

  • Relacionados com as tarefas laborais: o que o trabalhador faz é aborrecido e não o estimula intelectualmente; excesso de carga de trabalho; falta de autonomia e um constante controlo sobre aquilo que o trabalhador faz; realização de tarefas perigosas.

  • Relacionados com a organização do trabalho: excesso de carga horária; horário por turnos; poucas  e curtas pausas para descanso; ordens de superiores contraditórias.

  • Relacionados com a estrutura da empresa: pouca comunicação interna; conflitos entre os trabalhadores dos diversos departamentos; falta de oportunidade de crescimento profissional e salarial; inexistência ou baixas compensações.

É comum que se assuma que os problemas de foro psicológico dos trabalhadores se desenvolvam fora do ambiente laboral. Contudo, um local de trabalho disfuncional e pouco saudável criam nos colaboradores altos níveis de stress, que podem ser a origem dos seus problemas de saúde psicológica.

Desta forma, os riscos psicossociais traduzem-se num conjunto de consequências nefastas quer para os colaboradores (sofrimento pessoal e familiar; doenças físicas, doenças mentais, como a depressão ou o burnout, entre outros), quer para o empregador, quer para as organizações (absentismo, presentismo, diminuição da produtividade e da qualidade do trabalho, custos com despesas de saúde, entre outros).

Os nossos serviços – Programa de Saúde Mental e Bem-Estar no Trabalho

O atual programa tem como principal objetivo promover a saúde psicológica, o bem-estar e a performance.

Propõe-se a desenvolver e promover recursos e competências, da ciência psicológica, entre os trabalhadores para manter ou melhorar o seu bem-estar e performance, ao longo do período de trabalho.

Com este programa espera-se que os trabalhadores adquiram competências e recursos que lhes permitam gerir os seus níveis stress e a ansiedade e aplicar o conhecimento obtido promovendo a sua saúde mental e o bem-estar, otimizando ao máximo a sua performance.

O que fazemos?

Este programa tem como fundamento modelos psicológicos baseados na evidência científica, nomeadamente, o modelo psicológico cognitivo-comportamental, conceitos de saúde ocupacional positiva e nos modelos psicológicos do bem-estar (Carol Ryff). Aborda diferentes temas como:

  • Autocuidado e hábitos de vida saudáveis (alimentação equilibrada, higiene do sono, exercício físico);

  • A gestão do stress e ansiedade (especificamente em performance) que inclui a aplicação de técnicas de relaxamento, regulação das emoções;

  • Relacionamentos positivos e competências de comunicação; estratégias de equilíbrio trabalho-família;

  • Motivação e atenção;

  • Resiliência.

Psicologia e Avaliação de Riscos Psicossociais

  • Avaliação de riscos psicossociais em contexto laboral;

  • Intervenção psicológica na gestão do stress e em situações de crise e emergência;

  • Ações de formação, informação e sensibilização sobre a prevenção dos diferentes riscos psicossociais;

  • Promoção da saúde mental e rendimento no local de trabalho;

  • Emissão de relatórios periódicos integrando os dados estatísticos da atividade.

Enquadramento legal

Os documentos de referência sobre a saúde ocupacional em Portugal são os seguintes:

  • Lei nº 102/2009, de 10 de Setembro (Regulamenta o regime jurídico da promoção e prevenção da saúde e segurança do trabalho):

    • Adaptação do trabalho ao homem, especialmente no que se refere à conceção dos postos de trabalho, à escolha de equipamentos de trabalho e aos métodos de trabalho e produção, com vista a, nomeadamente, atenuar o trabalho monótono e o trabalho repetitivo e reduzir os riscos psicossociais (artigo 15º, 2, alínea e).

  • Lei n.º 98/2009, de 4 de Setembro (Regulamenta o regime de reparação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, incluindo a reabilitação e reintegração profissionais):

    • Em caso acidente de trabalho, o direito à reparação prevê prestações que incluem: a assistência psicológica, quando reconhecida como necessária pelo médico assistente (artigo 25º, 2); assim como o apoio psicoterapêutico, sempre que necessário, à família do sinistrado (artigo 25º, 1, alínea j).

Em resumo, a psicologia é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a melhorar a produtividade e o bem-estar dos funcionários, bem como a eficácia geral da empresa. Ao investir na psicologia no ambiente de trabalho, as empresas podem criar um ambiente positivo que valoriza e incentiva os seus funcionários, levando a um maior sucesso e satisfação no trabalho.

Com a SEPRI pode fazer a avaliação de riscos psicossociais, sendo-lhe apresentada uma proposta de intervenção adequada às suas necessidades, que poderão incluir desde a dinamização de ações de formação/sensibilização e workshops a apoio em termos de intervenção psicológica individual. Contacte-nos.

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