A psicologia é uma área de estudo que se concentra no comportamento humano, ajudando a entender como as pessoas pensam, agem e reagem em diferentes situações. Quando se trata de negócios e ambiente de trabalho, a psicologia pode ter um impacto significativo no sucesso e produtividade de uma empresa.
Uma equipa bem gerenciada, com indivíduos motivados e mentalmente saudáveis, pode levar a uma maior eficiência na execução de tarefas e projetos. Além disso, pode ajudar a resolver conflitos, promover uma comunicação eficaz e incentivar o trabalho em equipa.
Importância de ter serviços de psicologia na sua empresa
Ter psicologia numa empresa é bastante importante e traz benefícios para as empresas e os seus trabalhadores de diversas formas:
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Melhoria do bem-estar dos funcionários: quando as necessidades psicológicas dos funcionários são atendidas, como a necessidade de reconhecimento, apoio emocional e respeito, eles tendem a ser mais engajados e produtivos no trabalho.
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Ajuda a identificar problemas de saúde mental que possam afetar negativamente a vida profissional de um funcionário, como depressão e ansiedade. Ao fornecer suporte e encaminhamento adequados, as empresas podem ajudar os seus funcionários a lidar com problemas de saúde mental e melhorar sua qualidade de vida.
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Ajudar a aumentar a produtividade por meio da gestão eficaz do tempo e das tarefas. Através do estudo da motivação, a psicologia pode ajudar a criar um ambiente que incentive os funcionários a atingir seus objetivos e a maximizar sua eficiência.
Problemas de Saúde Psicológica no Trabalho
O surgimento dos Riscos Psicossociais
Os Riscos Psicossociais correspondem aos aspetos de uma empresa e do seu ambiente laboral que podem ter um impacto negativo nos colaboradores do ponto de vista psicossocial. Estes são, atualmente, uma das maiores preocupações relacionadas com a saúde física e mental dos trabalhadores.
Dentro destes riscos, de forma geral, pode-se nomear:
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Stresse ocupacional;
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Assédio (moral e sexual);
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Violência no trabalho;
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Síndrome de burnout;
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Adição ao trabalho;
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Fadiga;
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Carga mental no trabalho, assim como o trabalho emocional.
Por outro lado, os riscos psicossociais que têm um maior impacto no bem-estar físico e psicológico dos colaboradores estão:
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Relacionados com as tarefas laborais: o que o trabalhador faz é aborrecido e não o estimula intelectualmente; excesso de carga de trabalho; falta de autonomia e um constante controlo sobre aquilo que o trabalhador faz; realização de tarefas perigosas.
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Relacionados com a organização do trabalho: excesso de carga horária; horário por turnos; poucas e curtas pausas para descanso; ordens de superiores contraditórias.
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Relacionados com a estrutura da empresa: pouca comunicação interna; conflitos entre os trabalhadores dos diversos departamentos; falta de oportunidade de crescimento profissional e salarial; inexistência ou baixas compensações.
É comum que se assuma que os problemas de foro psicológico dos trabalhadores se desenvolvam fora do ambiente laboral. Contudo, um local de trabalho disfuncional e pouco saudável criam nos colaboradores altos níveis de stress, que podem ser a origem dos seus problemas de saúde psicológica.
Desta forma, os riscos psicossociais traduzem-se num conjunto de consequências nefastas quer para os colaboradores (sofrimento pessoal e familiar; doenças físicas, doenças mentais, como a depressão ou o burnout, entre outros), quer para o empregador, quer para as organizações (absentismo, presentismo, diminuição da produtividade e da qualidade do trabalho, custos com despesas de saúde, entre outros).
Os nossos serviços – Programa de Saúde Mental e Bem-Estar no Trabalho
O atual programa tem como principal objetivo promover a saúde psicológica, o bem-estar e a performance.
Propõe-se a desenvolver e promover recursos e competências, da ciência psicológica, entre os trabalhadores para manter ou melhorar o seu bem-estar e performance, ao longo do período de trabalho.
Com este programa espera-se que os trabalhadores adquiram competências e recursos que lhes permitam gerir os seus níveis stress e a ansiedade e aplicar o conhecimento obtido promovendo a sua saúde mental e o bem-estar, otimizando ao máximo a sua performance.
O que fazemos?
Este programa tem como fundamento modelos psicológicos baseados na evidência científica, nomeadamente, o modelo psicológico cognitivo-comportamental, conceitos de saúde ocupacional positiva e nos modelos psicológicos do bem-estar (Carol Ryff). Aborda diferentes temas como:
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Autocuidado e hábitos de vida saudáveis (alimentação equilibrada, higiene do sono, exercício físico);
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A gestão do stress e ansiedade (especificamente em performance) que inclui a aplicação de técnicas de relaxamento, regulação das emoções;
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Relacionamentos positivos e competências de comunicação; estratégias de equilíbrio trabalho-família;
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Motivação e atenção;
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Resiliência.
Psicologia e Avaliação de Riscos Psicossociais
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Avaliação de riscos psicossociais em contexto laboral;
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Intervenção psicológica na gestão do stress e em situações de crise e emergência;
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Ações de formação, informação e sensibilização sobre a prevenção dos diferentes riscos psicossociais;
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Promoção da saúde mental e rendimento no local de trabalho;
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Emissão de relatórios periódicos integrando os dados estatísticos da atividade.
Enquadramento legal
Os documentos de referência sobre a saúde ocupacional em Portugal são os seguintes:
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Lei nº 102/2009, de 10 de Setembro (Regulamenta o regime jurídico da promoção e prevenção da saúde e segurança do trabalho):
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Adaptação do trabalho ao homem, especialmente no que se refere à conceção dos postos de trabalho, à escolha de equipamentos de trabalho e aos métodos de trabalho e produção, com vista a, nomeadamente, atenuar o trabalho monótono e o trabalho repetitivo e reduzir os riscos psicossociais (artigo 15º, 2, alínea e).
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Lei n.º 98/2009, de 4 de Setembro (Regulamenta o regime de reparação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, incluindo a reabilitação e reintegração profissionais):
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Em caso acidente de trabalho, o direito à reparação prevê prestações que incluem: a assistência psicológica, quando reconhecida como necessária pelo médico assistente (artigo 25º, 2); assim como o apoio psicoterapêutico, sempre que necessário, à família do sinistrado (artigo 25º, 1, alínea j).
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Em resumo, a psicologia é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a melhorar a produtividade e o bem-estar dos funcionários, bem como a eficácia geral da empresa. Ao investir na psicologia no ambiente de trabalho, as empresas podem criar um ambiente positivo que valoriza e incentiva os seus funcionários, levando a um maior sucesso e satisfação no trabalho.
Com a SEPRI pode fazer a avaliação de riscos psicossociais, sendo-lhe apresentada uma proposta de intervenção adequada às suas necessidades, que poderão incluir desde a dinamização de ações de formação/sensibilização e workshops a apoio em termos de intervenção psicológica individual. Contacte-nos.